» Micros
 
Teste: Positivo Mobile Mobo

Já estamos perdendo a conta do número de mini-notebooks lançados no mercado internacional. No Brasil, o nicho dos portáteis baratinhos é representado, até agora, por 2 modelos: o Eee PC, da Asus, e o Mobo, da Positivo Informática.
Leia mais sobre mini-notebooks
>> Testamos o PC 81001, da Proview

O Mobo e o Eee PC são bastante parecidos. [...]

positivo_mobo_1

Já estamos perdendo a conta do número de mini-notebooks lançados no mercado internacional. No Brasil, o nicho dos portáteis baratinhos é representado, até agora, por 2 modelos: o Eee PC, da Asus, e o Mobo, da Positivo Informática.

Leia mais sobre mini-notebooks

>> Testamos o PC 81001, da Proview

O Mobo e o Eee PC são bastante parecidos. Ambos têm tela LCD de 7 polegadas e usam memória flash no lugar do HD. Mas também há diferenças importantes entre os dois, e que podem ser decisivas na hora da compra.

Este novo teste de Versão Zero concentra-se no Mobo, um micrinho que compartilha o mesmo hardware que o Kira, da espanhola Airis. É preciso reconhecer que o Mobo foi bem adaptado ao uso no Brasil: tem teclado com cedilha e manual e sistema operacional em português.

positivo_mobo_2

Sistema espremido

O Mobo vem com Windows XP Home, atualizado com o Service Pack 2. O sistema se espreme nos 2 GB da memória flash; sobram 800 MB livres para outros arquivos e programas. A compactação de dados já vem ligada e o tamanho do arquivo de paginação é zero.

Sem arquivo de paginação – um truque de software que faz o computador aparentar ter mais memória RAM do que realmente tem, descarregando o excesso no HD -, o Windows fica dependendo unicamente da memória física, que é de menos de 500 MB (descontados daí o naco dedicado à memória de vídeo).

Não que a falta da paginação seja limitadora: carregamos uma dezena de aplicativos sem ameaçar o funcionamento do sistema. Mas, se for fazer algo mais pesado, como editar fotos ou vídeo, cuidado.

Outro sinal de ambiente limitado é que a opção Hibernar deve ser usada com cautela. Essa opção, que economiza tempo na hora de ligar o sistema, até pode ser ligada, mas vai tomar 447 MB, ou metade do espaço livre no disco (isso é necessário para guardar uma “fotografia” da memória na hora em que o micro é desligado).

Se o espaço no drive C for mesmo um problema, uma solução é encaixar um cartão SD ou SDHC no slot frontal – uma espécie de upgrade instantâneo para o armazenamento de grandes arquivos, como músicas e filmes. Ou apelar para um HD externo, como o da foto que abre este teste.

positivo_mobo_3

Máquina zerada

Apesar de ser um exemplar que já passou por muitos testes, o Mobo chegou ao laboratório do Versão Zero como se tivesse vindo da fábrica. Ligamos o micrinho e logo o Windows XP pediu dados para criação de usuários e sugeriu o registro do sistema na Microsoft.

O processo de inicialização inclui também a criação de uma conta na internet discada da Positivo, um serviço que é prestado pela Brasil Telecom. Isso pode ser deixado de lado, caso se vá usar alguma banda larga ou conexão sem fio (Wi-Fi). Mas é bom saber que tem.

Há também um serviço online de consulta ao dicionário Aurélio, com franquia de um ano. O cadastro no site do dicionário exige número de série do PC, usuário e senha, e a consulta só poderá ser feita a partir de um computador Positivo. Essa verificação é feita por um controle ActiveX, que é baixado no micro logo no primeiro acesso.

A lista de softwares inclui ainda os gratuitos BrOffice – conjunto de aplicativos de escritório com planilha eletrônica, processador de textos e software de apresentação – e Adobe Reader. Faltou o Java, que é essencial para muitos sites e que nós tivemos de instalar por conta própria.

Dicas para usar bem o Mobo
Para digitação prolongada
Use teclado e mouse USB de tamanho natural. Se
possível, use também monitor externo
Para navegação na internet
Use a tecla F11 para expandir a tela do navegador
Para aumentar a área da trabalho
Oculte a barra de tarefas do Windows clicando nela com
o botão direito e escolhendo Propriedades, Ocultar
Automaticamente a Barra de Tarefas. Para fazê-la
aparecer de novo, arraste o cursor para o rodapé da tela
Para melhorar a leitura de textos
Ative o ClearType, que suaviza o contorno das letras.
Clique com o botão direito na área de trabalho e escolha
Propriedades, Aparência, Efeitos e trocando “padrão”
para “ClearType”
Para estender a duração da bateria
Desligue o Wi-Fi quando não estiver usando e diminua o
brilho da tela LCD

Ajuste fino

O Java não foi o único acerto necessário no Mobo saído da caixa. Depois de ligar o micro, notamos que a imagem parecia distorcida. Decidimos então mudar o modo de exibição para ajustar o Windows ao formato widescreen, clicando na área de trabalho com o botão direito e escolhendo o modo 800×480, True Color, 60 Hertz na ficha Propriedades, Adaptador.

A digitação no Mobo é relativamente confortável. Conta pontos os cantos arredondados da base, que se encaixam bem nas palmas das mãos. Mas não vá pensar em passar horas digitando no micrinho. Se isso for mesmo preciso, arranje um teclado USB e, se der, ligue um monitor externo à saída VGA.

Mesmo porque o teclado do Mobo traz algumas idiossincrasias. Exemplo: é preciso apertar Alt-Gr, Q para obter a barra /, e Alt-Gr, W para obter a interrogação ? (foto abaixo). Se você tiver um teclado externo ABNT2, bastará espetar e usar.

positivo_mobo_4

O sistema de restauração da configuração original do Mobo também é curioso. Exige o uso de um pen drive de pelo menos 1 GB. A Positivo fornece apenas o CD com o sistema original. A partir desse CD, a pessoa poderá usar um PC comum e criar, no pen drive, os arquivos necessários para a restauração. Esse pen drive servirá de “disco de boot” para o Mobo. Depois de utilizado, será preciso reformatar o pen drive usando, de novo, o CD da Positivo.

positivo_mobo_5

Bateria nota dez

A duração da bateria é a grande surpresa. Ligado e carregado, o Mobo promete funcionar por 4h40. Deixamos rodar “O incrível homem que derreteu”, com som e Wi-Fi ligados e tela no brilho máximo. No fim, o XP ainda acusava energia para mais 3h00. Rodamos o filme mais uma vez, até o fim. E ainda sobrou gás no Mobo para 1h14 de operação.

O segredo está no processador. O Via C7-M ULV ajusta sua velocidade – e, portanto, seu consumo de energia – à tarefa que estiver sendo executada. Tem que exibir vídeo? Tome potência. Vai apenas digitar texto? Ok, vamos economizar.

Isso acaba distorcendo um pouco a estimativa que o Windows XP faz da durabilidade da carga. Em certo momento do teste, quando navegávamos na internet, o sistema prometia autonomia de 40 minutos, mas bastou rodar um vídeo do YouTube para que o sistema desligasse abruptamente, sem avisar ninguém.

E upgrade, dá para fazer? Segundo o manual, não. Diz lá: “A arquitetura do Positivo Mobile Mobo não permite que se acrescentem dispositivos internos de expansão, ou seja, não é possível realizar upgrade”. De fato, não há sequer uma porta de acesso à memória RAM (foto acima). Relatos na internet dão conta de que a troca de RAM é possível, desde que se remova o teclado. Portanto, se for realmente necessário, melhor procurar um técnico.

O que é legal no Mobo

Posição do microfone no teclado melhora recepção da voz
Tela LCD brilhante
Longa duração da carga da bateria
Boa ventilação contra o superaquecimento
Cabe numa bolsa pequena e não chama atenção

O que não é tão legal assim

Poucas opções de ajuste de iluminação da tela
Posição frontal do slot de memória atrapalha encaixe
Carregador grande e com tomada de 3 pinos
Só tem duas portas USB
Não dá para ampliar a memória RAM

Por dentro do Mobo
Processador Via C7-M ULV de 1 Ghz
Tela LCD TFT de 7 polegadas, widescreen
Memória RAM de 512 MB DDR2
Webcam embutida, resolução de 640×480 (0,3 MP)
Memória flash de 2 GB (tem a função do HD)
Leitor de cartões 3 em 1 (para SD, MMC e MS)
Porta de rede 10/100 Mbps
2 portas USB
Porta VGA
Rede sem fio Wi-Fi 802.11 b/g
Modem interno 56Kbps
Bateria Li-Ion 4800 mAh; autonomia aproximada 4 h
Teclado de 80 teclas,
Touchpad com 2 botões, controle de rolagem de tela
Alto-falantes e microfone embutidos
Peso: 1,1 kg
Acompanha: bateria, carregador, bolsa protetora
Preço: 999 reais


Avalie: 
Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom
Compartilhe:
 
Dê sua opinião*Campos obrigatórios
Os comentários estão sujeitos à aprovação da editoria do site.
Conteúdos considerados ofensivos poderão sofrer modificações com prévio aviso. Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> .
 
Comentários

[...] Teste: Positivo Mobile Mobo [...]

[...] já viu um bafômetro?Celular da Foston permite uso de dois chipsHP adere à onda dos mini-notebooksTeste: Positivo Mobile MoboTV digital brasileira: o que falta para pegarAs motos elétricas da EvaderTeste: receptor de TV [...]

[...] V820L: a TV digital de bolsoAs motos elétricas da EvaderLei seca: você já viu um bafômetro?Teste: Positivo Mobile MoboHP adere à onda dos mini-notebooksGambiarra cria celular com 2 linhasConsertar seu DVD pode custar [...]

[...] Lidas Professor terá notebook de mil reaisTeste: Positivo Mobile MoboSamsung V820L: a TV digital de bolsoTeste: receptor de TV digital Aiko DT-0818HP adere à onda dos [...]

fabio diz:
14 de July de 2008 às 06:51

gostaria de saber se é possivel fazer conexão coma internet via cabo de rede tentei ligar na minha rede e naum consegui se tiver com gostaria de saber se eu tenho que configurar algo

Robinson diz:
14 de July de 2008 às 11:15

Você tem um Mobo? A conexão é possível, sim. Mas, das duas, uma: ou a rede fornece automaticamente um endereço IP ao seu computador, ou você mesmo tem que digitar esse endereço nas suas configurações de rede. Nos dois casos, você precisa se informar com quem montou essa rede, para saber como ela funciona!

[...] Lidas Professor terá notebook de mil reaisAs motos elétricas da EvaderTeste: Positivo Mobile MoboTeste: receptor de TV digital Aiko DT-0818Samsung V820L: a TV digital de bolsoHP adere à onda dos [...]

[...] terá notebook de mil reaisTV digital popular: o aparelhinho da ProviewAs motos elétricas da EvaderTeste: Positivo Mobile MoboTeste: receptor de TV digital Aiko DT-0818Samsung V820L: a TV digital de bolsoReceptor de TV digital [...]

[...] de mil reaisProview: XPS-1000 dá as caras no “Zumo”Proview 81001: é este o notebook do professor?Teste: Positivo Mobile MoboTeste: receptor de TV digital Aiko DT-0818As motos elétricas da EvaderHP adere à onda dos [...]

[...] >> Testamos o Positivo Mobo [...]

[...] sucessores do popular netbook Mobo – aquele que as Casas Bahia vendem por 999 reais, e cujo teste publicamos aqui. E o Versão Zero, claro, foi conferir a novidade. Mobo: teclado maior e tela de 10 [...]

ELIANE FERREIRA DA SILVA diz:
10 de October de 2008 às 11:45

Foi uma grande idéia essa proposta para professores um financiamento de computadores no valor de R$ 1.000,00
pois a nossa classe merece e tem que estar atualizado para buscar melhores informações para sala de aula e a tecnologia cada vez está avançando e o professor tem que acompanhar esse ritmo.

Robinson diz:
10 de October de 2008 às 11:49

Pois é, Eliane. Estamos acompanhando essa proposta. Mas, por enquanto, ela ainda não vingou. Vamos ver se sai! Abraços

Cátia Jerônimo diz:
10 de October de 2008 às 20:44

gostaria de saber se é possivel fazer conexão coma internet via cabo de rede tentei ligar na minha rede e naum consegui se tiver com gostaria de saber se eu tenho que configurar algo

Robinson diz:
10 de October de 2008 às 21:20

É possível, sim… Pelo que entendo, a rede deveria fornecer um endereço IP para seu note de forma automática. Se puder dizer que tipo de rede é essa – doméstica, de escritório, banda larga – ajuda bastante.

carlos alexandre silva de assunção diz:
14 de October de 2008 às 10:13

muito legal o mobo mas para quer quer apenas navegar na internet , conversar com amigos , fazer trabalhos escolares em casa ou na casa dos amigos …
mas para quem quer um pc para realizar tarefas profissionais como edição de áudio , vídeo ou até mesmo jogar pode esquecer e comprar um pc de verdade …

Robinson diz:
14 de October de 2008 às 10:26

É isso mesmo, Carlos. Penso que um Mobo serve bem como “note para viagem”…

sandra diz:
17 de October de 2008 às 08:15

queria o passo-a-passo para restaurar configuração original do meu mobo, grata.

Robinson diz:
17 de October de 2008 às 09:58

Sandra, você precisa ter o CD com o sistema de recuperação e um pen drive com 1 giga ou maior.

Vá a um PC comum e coloque o CD no drive, e encaixe o pendrive em uma porta USB. Seu programa irá rodar automaticamente e lhe dará 2 opções: Criar Pendrive de Recuperação e Retornar Pendrive a Condição Original.

Escolha Criar Pendrive de Recuperação Original, confirme a opção e deixe o micro trabalhar. Só retire o pendrive depois de aparecer a menasgem Operação Concluída e você ter dado OK.

Agora pegue o pendrive, desligue o Mobo. Espete o pen drive no Mobo e ligue-o. Ele vai dar “boot” pelo pendrive e disparar o processo de restauração.

Quando terminar, pegue o pen drive e encaixe-o no PC que você usou no começo. Carregue de novo o CD com o sistema de restauração. Dessa vez você vai escolher a opção Retornar Pendrive a Condição Original. Quando aparecer a mensagem Operação Concluída, clique Ok.

Foi isso que eu fiz neste teste… A única coisa que aconteceu com o pen drive é que antes ele aparecia como “Kingston” e agora só aparece como “pen drive”. Nada demais.

Pode ser também que o pen drive não seja reconhecido pelo Mobo na hora do boot. Se isso acontecer, pode ser devido à configuração do Bios, que determina onde o computador deve procurar seu sistema para carregar… Se for esse o caso, nos avise…

Abraços!

sandra menezes moreno diz:
18 de October de 2008 às 10:35

fiz todos os procedimentos mas não aconteceu nada. o computador com o pen drive reiniciou normalmente

sandra menezes moreno diz:
18 de October de 2008 às 10:36

por favor me ajude!

sandra menezes moreno diz:
18 de October de 2008 às 10:37

queria que tudo voltasse ao original de fábrica, é possível?

Robinson diz:
18 de October de 2008 às 15:35

Uma possibilidade é que a ordem de “boot” coloque o USB em segunda ou terceira opção.

Para mudar isso, é preciso editar as configurações do Bios. Você pode ver a configuração atual teclando F2 logo depois de ligar o Mobo.

É preciso procurar por uma opção chamada Boot Options ou similar. Lá, você vai ter de conferir se a primeira opção é USB. Se não for, mude e salve as mudanças.

Mexer no Bios não é complicado, mas é preciso ter cuidado para não alterar indevidamente outras opções.

Robinson diz:
18 de October de 2008 às 15:45

No meu note – que é um Eeepc, não um Mobo – essa opção aparece assim no menu do Bios:

Escolha opção: Boot

Escolha Sub-opção: Boot Device Priority

Você verá 3 linhas, que no meu Pc estão assim:

1st boot dev: Removable dev
2nd boot dev: HDD
3rd boot dev: CDROM

Se no seu Mobo a 1.a opção estiver HDD, mude-a para Removable Device. Aí, tente de novo fazer a carga do sistema pelo USB…

sandra menezes moreno diz:
19 de October de 2008 às 10:02

ô, meu lindo, no meu não tem essa opção não. Está assim:
1. usb hdd
2. ide 2: ssd 2gb-(sm)
3. pci bev: realtek
4. usb cdrom
5. usb fdc
6. ide 3

[...] >> Teste do Positivo Mobo de 7 polegadas [...]

adriane diz:
17 de November de 2008 às 09:54

tenho um mobo e até agora não consegui configurar a internet discada que diz já esta ativada….como faço para me conectar?????por favor estou desesperada e gostaria da ajuda de vcs ,se possivel no passo à passo…desde já meu muito obrigada!!!!

willliam diz:
20 de November de 2008 às 23:33

Eu tenho um mobo ele é incrivelmente rapido, gostei muito de compra-lo , eu indico pra quem quer.

[...] Sexta-Feira, 21 Novembro 2008 Deu no intervalo da TV: as Casas Bahia baixaram o preço do Positivo Mobile Mobo. De 999 reais, o micrinho foi remarcado para 899 [...]

jc diz:
11 de December de 2008 às 10:54

Caro mestre, comprei esse tal mobile da positivo. Porem não consigo intalar o programa de internt banda larga no qual uso o pc convecional .
Como devo proceder ? caro mestre……….. E sem falar que speedy da é em cd. E o pacote offcie tbem 2003.

Foston, quem diria, tem netbook « // Versão Zero.blog.br diz:
29 de December de 2008 às 11:34

[...] TV digital Aiko DT-0818XPS-1000, o primeiro conversor da ProviewChina inventa o celular de 3 chipsTeste: Positivo Mobile MoboConsertar seu DVD pode custar só uma coxinhaEee PC e a restauração do sistemaProfessor terá [...]

Neko diz:
30 de December de 2008 às 20:01

Olá..

Seria possível obter o Windows XP para ele? É que o meu veio com sistema operacional LINUX. É possível formata-lo com os arquivos que existe no disco de intalacao do Windows XP Pro?

Obrigado.

[...] sucessores do popular netbook Mobo – aquele que as Casas Bahia vendem por 999 reais, e cujo teste publicamos aqui. E o Versão Zero, claro, foi conferir a novidade. Mobo: teclado maior e tela de 10 [...]

elvis diz:
18 de February de 2009 às 17:36

eu queria saber se vale apena comprar um netbook Mobo? oq ele tem q os outros computadores nao tem? da pra jogar, os icones,letras so muito pequenos? ele ler cds? dar pra instalar programas novos nele?

espero sua resposta obrigado..

admin diz:
18 de February de 2009 às 18:02

Elvis, acho que o teste acima responde boa parte de suas perguntas! Veja os comentários sobre HD, tela, teclado e bateria.

De resto, não é uma máquina pra games… Pra ler CD, você vai precisar de um leitor/gravador externo USB – ou usar uns esquemas de gravação de imagens ISO em pen drives. Já os programas novos vão depender do espaço que se tem sobrando no disco, que é bem pequeno.

Eu compraria um se quisesse um micro bem pequeno, pra carregar por aí. Dá pra acessar a internet via Wi-fi, ligá-lo a um projetor multimídia ou TV LCD, usar um mouse externo para maior conforto, etc.

Mas fique de olho nos sucessores, pois já tem Mobo com tela de 8,9 polegadas e até de 10 polegadas, com processador Atom. Custa mais caro, mas vc vai ter o conforto da tela e do HD maiores.

Abraços!

arthur diz:
9 de May de 2009 às 16:52

aki eu comprei o mobo mobile positivo quero formata mais nao tenho o sistema de recuperaçao i ele é o linux será q tem como vc mim mandar esse disco de sistema de recuperação se vc tiver oq devo fazer mim ajuda por favor
abraços

gabriel diz:
11 de May de 2009 às 20:07

eu tenho um mobo a 5 dias e eu estou adorando ele é demais…vale a pena

xau…venha visitar campos o jordão

arthur diz:
12 de May de 2009 às 19:39

aki eu comprei o mobo mobile positivo quero formata mais nao tenho o sistema de recuperaçao i ele é o linux será q tem como vc mim mandar esse disco de sistema de recuperação se vc tiver oq devo fazer mim ajuda por favor
abraços

Sonia diz:
25 de June de 2009 às 08:49

Moro na Baixada, por aqui foi implantado a banda larga grátis, como na praia de Copacabana. Como faço para me acessar a ela com o mobo positivo?

Rosangela diz:
25 de June de 2009 às 09:31

O meu mobo positivo não tem 800X480 e sim 800X600 pixels, é assim mesmo? Abs.

breno perrone diz:
3 de November de 2009 às 22:52

sandra é possivel sim ve ele novamente como original, eu seguir os conselhos do brohter ai e o meu computador voltou ao normal… ele ta zero bala! olha no meu caso eu axo q quando eu formatava o pen eu sempre escolhia pra ficar en FAT32 e dessa ultima vez eu o coloquei em FAT nao sei se foi por isso mas dessa vez pegou!!!! brigado a ajuda de todos!!!!

RODRIGO diz:
28 de November de 2009 às 02:17

BOA NOITE TENHU UM POSSITIVO MOBILE, PORÉM MINHA TELA CAIU E TRINCOU TODA DA PRA VER POUCAS COISAS GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO COLOCAR UM MONITOR COMUN EXTERNO POIS ELE É DE TRABALHO SÓ PRA TESTAR A INTERNET, GOSTARIA DE SABER O PROCESSO POIS COLOCO O CABO DO MONITO NA ENTRADA DELE A TELA FICA TODA PRETA E NÃO DA SINAL PODERIA ME PASSAR O PASSO A PASSO POR EMAIL AGRADEÇO SE PUDER ME AJUDAR MUITO OBRIGADO !!!!

DANIELE diz:
2 de February de 2010 às 13:14

Gostaria de saber se tem como ligar o POsitivo Mobo em uma TV.

Robinson diz:
4 de February de 2010 às 09:27

O Mobo tem uma saída VGA. Isso quer dizer que ele poderá ser ligado a TVs que têm entrada VGA – caso das TVs planas, como LCD e plasma.

Para ligar a outras TVs (tubo, por exemplo), você vai precisar de um conversor de VGA para vídeo composto (aquele plug com ponta amarela). Esse conversor é relativamente fácil de achar, mas não é barato.

Uma solução mais em conta é comprar (ou achar) um monitor de tubo de 17 polegadas.

Espero ter ajudado!

katy diz:
11 de March de 2010 às 14:40

Poor favoor vc pode me informar qual o formato de video que tem q ter o filme para q o mobo reproduza??

Daliano diz:
20 de August de 2010 às 09:22

Ganhei um desses e a principio gostei, mas, porém, entretanto, todavia, kkkkkkkkkkk, deu problema com o SO e tentei reinstalar, e ai começou a dor de cabeça, já não vem com driver de cd e nem com o cd do windows xp home edition ulcpc, tenho um pendriver bootavel mas sem o sistema e quando tento colocar outro sistema operacional não da certo, tentei até o moblin, quero saber se alguem tem uma imagem desse windows xp ou algum outro S.O. que pegue nele e se tem como aumentar a memoria flash (HD) dele………

de já agradeço,

meu msn: dorricom@hotmail.com

michel pagliosa diz:
23 de April de 2013 às 15:58

gostaria de saber se voces podem me passar uma copia do cd de recuperaçao do net mobo da positivo pois tentei em varios site fazer o down e nao consegui agradeço a atençao.

daniel diz:
31 de October de 2013 às 15:21

como faço para formatar ele?

 
Versão Zero
 
Computadores, gadgets, celulares, software, internet, testes e muito mais
 
Páginas
 
 
Categorias
 
 
Twitter
 
No public Twitter messages.
 
Busca
 
 
Arquivo
 
June 2008
S M T W T F S
« May   Jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
 
Tags
 
 
Comentários